Missão

A Argonautas surgiu do encontro de alguns pesquisadores ligados ao Laboratório do Núcleo Antropologia Urbana (NAU) da USP com o intuito de levar para fora dos muros da Universidade os métodos e resultados de pesquisas na área da antropologia urbana. Pretendemos com isso ampliar o acesso às discussões e teorias antropológicas auxiliando instituições e organizações públicas e privadas a compreender os contextos em que estão inseridas e melhorar suas práticas.

Propomos um olhar que vá além do óbvio e se aprofunde nas relações sociais evidenciando aquilo que mobiliza pessoas e grupos, suas práticas e seus sistemas de pensamento. O método etnográfico é um excelente instrumento para alcançar esse objetivo. Ele apresenta uma perspectiva “de perto e de dentro”, na qual a partir do contato direto com os pesquisados é possível entender singularidades e desvelar novas pistas, diferenciando-se e, ao mesmo tempo, podendo contribuir com outros métodos de pesquisa, sejam os quantitativos ou mesmo aqueles qualitativos mais tradicionais.

A partir desse olhar etnográfico, a Argonautas tem como principais desafios:

  • Difundir o conhecimento antropológico e seus métodos de pesquisa, colocando-os em contato com outras disciplinas e com organizações públicas e privadas fora da universidade.
  • Realizar experimentos metodológicos e contribuir com o desenvolvimento teórico da Antropologia.
  • Desenvolver novos espaços de atuação para antropólogos e cientistas sociais e buscar a profissionalização dessas atividades.

Diante destes desafios, reunimos profissionais com larga experiência em diversos campos da pesquisa acadêmica, das ações educativas, e das entidades não governamentais.

Atuamos, portanto, na realização de pesquisas qualitativas de tipo etnográfico, entrando em contato com os mais diversos interlocutores e buscando compreender suas variadas formas de interagir com o outro, além dos diferentes significados que tecem para as suas experiências de vida. Também realizamos palestras, workshops e cursos de formação que compartilham tanto os aprendizados dos campos de pesquisa quanto a teoria e o método que nos guiam.

Conheça melhor nosso trabalho.

Entre em contato com os Argonautas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s