2016

Plano Museológico do Palácio dos Campos Elíseos

Tomara! Educação e cultura

Os argonautas Mariana Hangai, Rodrigo Chiquetto e Yuri Tambucci participaram de uma pesquisa etnográfica – coordenada pela Tomara! Educação e Cultura – que contribuiu para a elaboração do Plano Museológico para o museu a ser instalado no Palácio dos Campos Elíseos. Realizou-se uma pesquisa de campo com o intuito de compreender as dinâmicas culturais e territoriais do bairro Campos Elíseos, localizado em São Paulo. A pesquisa etnográfica observou as diferentes apropriações do bairro, bem como as disputas ali presentes. O relatório de pesquisa, além disso, subsidiou outras etapas do projeto.

*****

Centro de Referência do Museu do Futebol e exposições itinerantes do Museu do Futebol

Museu do Futebol do Estado de São Paulo / Tomara! – Educação e Cultura.

O argonauta Rodrigo Chiquetto realizou uma pesquisa etnográfica e documental para o Museu do Futebol, com o objetivo de coletar informações sobre a prática do futebol em cidades do interior do Estado de São Paulo para a instalação, em cada um desses locais, de uma exposição itinerante do Museu do Futebol. Os dados também alimentaram o Centro de Referência do Museu do futebol, que agrega dados sobre importantes atores do universo futebolístico brasileiro: clubes, jogadores, dirigentes, colecionadores, etc.

Para mais informações:

http://dados.museudofutebol.org.br/

*****

Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil

PNUD (Brasil)/EEFE-USP/PRODHE-USP

A Argonautas realizou uma consultoria etnográfica para o PNUD com o objetivo de apreender as dinâmicas escolares brasileiras como contextos de Desenvolvimento Humano que podem ser modelares de Escola Ativa em suas identidades e particularidades. O argonauta Enrico Spaggiari ficou responsável pela coordenação da pesquisa de campo. Nossa equipe conduziu um período de treinamento e alinhamento do grupo de dez pesquisadores envolvido com o projeto, bem como participou do trabalho de campo em vinte escolas de diferentes regiões geográficas do Brasil. O relatório da pesquisa etnográfica subsidiou a elaboração do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil – Movimento é Vida! Atividades Físicas e Esportivas Para Todas As Pessoas.

Para mais informações, acesse:

Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil (PNUD)

http://movimentoevida.org/

Órgão da ONU analisa impacto da atividade física esportiva no IDH

https://paineira.usp.br/aun/index.php/2017/12/01/orgao-da-onu-analisa-impacto-da-atividade-fisica-esportiva-no-idh/

*****

Expedição Paranapiacaba: Olhares de uma experiência etnográfica

Laboratório de Paisagem, Arte e Cultura – LABPARC  (FAU-USP)

A equipe da Argonautas, em parceria com o Laboratório de Paisagem, Arte e Cultura – LABPARC  (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP), realizaram uma expedição etnográfica em Paranapiacaba (Santo André/SP) para observar e compreender a dinâmica social do distrito. Antropólogos e arquitetos permaneceram quatro dias em Paranapiacaba, procurando entrar em contato com os vários agentes (moradores de diferentes áreas, empreendedores, turistas, funcionários públicos), e posteriormente se dedicaram à produção de relatos de campo individuais, mas compartilhados com toda a equipe, para assim identificar regularidades e estabelecer pistas explicativas sobre Paranapiacaba e seus habitantes.